Não dá pra falar de naturalismo sem falar de Aluísio Azevedo, o maior representante da prosa naturalista brasileira e que no Brasil, teve início com a obra "O mulato" em 1881, o seu segundo romance publicado.
Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo(1857-1913)
Nascido no Maranhão, após os estudos secundários (ensino médio), Aluísio, mudou-se para o Rio de Janeiro, a chamado de seu irmão Artur Azevedo, autor de comédias muito populares na época. Aluísio foi desenhista, caricaturista, escreveu artigos para jornais antes de dar início ao naturalismo no Brasil. Passou a viver, exclusivamente, como escritor até 1895, quando ingressou na carreira diplomática. Foi cônsul em alguns países, inclusive na Argentina, tendo falecido em Buenos Aires.
Mesmo tendo dado início ao naturalismo, Aluísio não escreveu apenas obras naturalistas, ele lançou obras em outros estilos também, como por exemplo, romances românticos, contos e teatro. Ele escreveu folhetins em estilo romântico, pois, ao final do século XIX, esse tipo de literatura ainda encontrava um publico leitor considerável. Ele mesmo dizia que os folhetins românticos lhe asseguravam a sobrevivência, pois seu interesse maior era no romance naturalista.
Romances naturalistas: O mulato; O cortiço, Casa de pensão.
Romances Românticos: A condessa Vésper; Girândola de amores; Filomena Borges; O esqueleto; A mortalha de Alzira; O livro de uma sogra.
Contos: Demônios.
Teatro: Os doidos; Casa de Orates; A República; Um caso de adultério; Em flagrante.
As obras teatrais foram feitas em parceria com seu irmão Artur Azevedo.
Aluísio gostava de passear por locais populares, como bares ou bodegas, para observar e aprender os tipos que transformariam em personagens de seus romances. Inclusive, foi a sociedade racista e hipócrita do Maranhão de sua época, idêntica a do Brasil na época, que lhe inspirou para o primeiro romance naturalista, O mulato.
Bom gente, é isso, quem quiser saber mais sobre o naturalismo, alguma dúvida sobre o assunto ou queira dar sugestões basta comentar aqui ou mandar um email para artnajanela@hotmail.com.
Marcadores:Momento Literatura.,Nanda,Naturalismo
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Quem sou eu
- Fernanda Torres
- Estudante de enfermagem, 20 anos, apaixonada por literatura, política, música, arte, moda, beleza, ciência, saúde e muitos outros assuntos do interesse feminino. Bem-vindos ao meu cantinho! ❤
Fernanda Torres. Tecnologia do Blogger.
Arquivo do blog
Marcadores
- Ciência e Saúde (2)
- Cinema (1)
- Moda (1)
- modernismo (1)
- Momento Literatura. (8)
- music (5)
- Nanda (4)
- Natal (2)
- Naturalismo (1)
- Neurologia (1)
- Pensamentos. (7)
- playlists (5)
- Poemas (5)
- Pré-modernismo (1)
- Realismo (1)





0 comentários:
Postar um comentário