Eu gosto muito de ler e gosto mais ainda de estudar as escolas literárias que já existiram. Alguns podem achar meio brega, mas ler um livro e identificar o período em que foi escrito através do estilo empregado na obra é muito bom. E é por isso que vou ficar postando sobre alguns dos meus escritores favoritos, suas obras e trajetória. 
 E pra começar, resolvi escolher o meu querido Machado de Assis que foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). Graças à originalidade de seus textos e à fina percepção sobre o ser humano, Machado de Assis tornou-se um dos grandes escritores mais admirados de seu tempo.
                                      
É considerado por muitos o maior escritor brasileiro de todos os tempos e um dos maiores escritores do mundo enquanto romancista e contista, uma vez que suas crônicas não têm o mesmo brilho e seus poemas têm uma diferença curiosa em ralação ao resto de suas obras, pois na prosa Machado é contido e elegante, seus poemas são algumas vezes chocantes na crueza dos termos- similar talvez a Augusto dos Anjos
 Embora seja citado como escritor realista, suas obras estão divididas em duas fases:

  • 1ª fase: Romântica 

  Nesse período, Machado aborda temas como amor, o tom formal, a linguagem clássica, amor desencontrado, casamento por conveniência, ironia e preocupação psicológica leves, capítulos longos e descritivismo.
Obras: Ressurreição, A mão e a luva, Helena e Iaiá Garcia.


  • 2ª fase: Realista (18811-1908)

Dando início ao Realismo com a sua obra Memórias póstumas de Brás Cubas, nesta fase Machado aborda temas como a miséria moral, adultério, a hipocrisia, a traição, as injustiças, o egoísmo. Nessa fase suas obras apresentam uma profunda penetração psicológica na análise das personagens, uma vez que nelas dominam o mundo interior sobre o exterior. Ele também utiliza muito a digressão, que é o desvio de assunto, e a conversa com o leitor, os capítulos são mais curtos. Machado por fazer criticas pesadas aos costumes da época utilizou muito de ironias.

Obras:
Marco inicial do realismo  no Brasil (1881)



Obra de destaque, publicado em 1900 e é um dos livros 
da literatura brasileira mais traduzido para outros idiomas.


Se você quiser que eu fale sobre alguma escola literária pode mandar que eu faço e posto aqui!
Beijinhos ;*



0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Estudante de enfermagem, 20 anos, apaixonada por literatura, política, música, arte, moda, beleza, ciência, saúde e muitos outros assuntos do interesse feminino. Bem-vindos ao meu cantinho! ❤

Curte aí...

Instagram
Fernanda Torres. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

contador de visitas

Ask me

Pesquisar este blog

Google +